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CRC – COMUNICADO

07 de Março de 2018 07:00:00

CRC – COMUNICADO

 

Desde de início a CRC teve como finalidade propiciar uma agilidade juntos ao Cartórios de Registro Civil, no que se refere a solicitações e materializações de certidões.  Quando um cartório faz um pedido de certidão esta certidão pode ter uma diferença de valor a ser complementada, e a CRC sempre teve como princípio que nunca o cartório solicitante e/ou emissor tenha qualquer prejuízo com esta situação. Isso vem acontecendo até o momento e continuará desta forma.

Com a integração completa da CRC Nacionalmente, os desafios aumentaram e os diferentes procedimentos entre os cartórios fizeram a CRC modificar alguns procedimentos. Muitos dos cartórios deixavam de imprimir as certidões da CRC, esperando a parte comparecer no cartório pata a conferência e somente neste momento fazer a impressão, tudo isso porque a CRC bloqueava a devolução desta certidão após um prazo específico da impressão e não emissão.

Com a mudança que estará acontecendo todos os pedidos de certidões deverão ser impressos em até 30 dias da data de emissão, após este prazo as mesmas serão canceladas e a parte solicitante perderá os emolumentos.

Haverá também um período de transição com a possibilidade de impressão durante 30 dias de todas as certidões pendentes no sistema.

Com isso vamos poder liberar a outra funcionalidade que as certidões sempre poderão ser devolvidas para correção ao cartório emissor com qualquer prazo, e sem devolução dos valores dos emolumentos, mas sempre sujeito a aceitação desta correção.


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